O objetivo deste apoio é direccionar-se para Pequenas e Médias Empresas que queiram apostar na digitalização do seu negócio, reforçando a componente digital, seja através da construção de um site, da implementação de comércio eletrónico ou da melhoria da experiência do utilizador, posição nos motores de busca, aposta em marketing, realidade aumentada, inteligência artificial ou contratação de serviços.

  • Beneficiários

    Os beneficiários dos apoios previstos no presente aviso de concurso são empresas PME de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica, que cumpram com os critérios de acesso e de elegibilidade a seguir enunciados.

  • Critérios de Elegibilidade dos Beneficiários

    • Estarem legalmente constituídos;
    • Terem a situação tributária e contributiva regularizada;
    • Poderem legalmente desenvolver as atividades no território abrangido pelo PO;
    • Possuírem, ou poderem assegurar até à aprovação da candidatura, os meios técnicos, físicos e financeiros e os recursos humanos necessários ao desenvolvimento da operação;
    • Apresentarem uma situação económico-financeira equilibrada ou demonstrarem ter capacidade de financiamento da operação.

  • Critérios Específicos

    São exigíveis aos beneficiários e aos projetos, os seguintes critérios:

    • Corresponder a uma empresa com pelo menos 3 postos de trabalho, existente à data da candidatura;
    • Efetuar consulta a pelo menos duas entidades acreditadas para este domínio de intervenção (“prestação de serviços na Indústria 4.0”);
    • Não ter outras candidaturas aprovadas ou em fase de decisão na tipologia de investimento “Qualificação das PME”, incluindo candidaturas anteriormente aprovadas no Vale Inovação;
    • Comprometer-se a apresentar informação, avaliando o serviço prestado pela respetiva entidade acreditada.

  • Despesas Elegíveis

    Período de execução projeto: 12 meses

    Implementação de processos associados ao comércio eletrónico, nomeadamente:

    • Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
    • User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
    • Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-Commerce;
    • Inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos;
    • Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa em motores de busca por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
    • Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
    • Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
    • Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
    • Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
    • Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.

    Implementação de outros processos associadas à Indústria 4.0, tais como:

    • Sistemas de interconexão;
    • Sensores (Smart sensors e sensing entreprise);
    • Comércio eletrónico; big data; realidade aumentada;
    • Fabricação aditiva (additive manufacturing / Impressão 3D), cloud (informação na nuvem), inteligência artificial, sistemas ciber-físicos (tecnologias de informação e comunicação, sensorização e sistemas mecatrónicos para monitorizar e controlar processos e toda a cadeia de valor, mecatrónica;
    • Robótica;
    • Cibersegurança;
    • Machine-to-Machine (M2M) e Human-to-Machine interfaces;
    • Ferramentas para Manufacturing as a Service (MaaS) e Apps for manufacturing; Sistemas para Produção Inteligente e Flexível.

    Serviços de terceiros, incluindo assistência técnica, científica e consultoria em áreas de conhecimento relacionadas e que ultrapassem a competência dos beneficiários.

  • Taxas de Financiamento: Forma, montante e limites do incentivo

    Os apoios a conceder no âmbito deste aviso revestem a forma de incentivo não reembolsável, limitando-se o incentivo a 7.500€ por projeto. 75% das despesas elegíveis, subsídio não reembolsável. A exceção do PO Lisboa, em que a taxa é de 40%.