Um Estudo de Viabilidade Económica e Financeira é fundamental, quer para projetos relativos à criação de uma nova empresa, quer para projetos na perspetiva de uma empresa já em atividade e que necessite de avaliar a valia de um eventual projeto de investimento a realizar e qual o seu impacto na empresa.
A implementação de um projeto de investimento, implica uma profunda análise de mercado, da empresa, do produto/serviço e de um rigoroso plano de negócios, que suporte a viabilidade do investimento.

Na prática, o promotor deverá procurar responder às seguintes questões:

  • Onde Estou?

    A resposta a tal questão pressupõe uma análise interna da situação da empresa e do seu posicionamento no mercado, nomeadamente dos seus pontos fortes e pontos fracos, ameaças e oportunidades, assim como um claro diagnóstico dos recursos disponíveis.

  • Quais os objetivos estratégicos?

    Deve-se definir qual o impacto esperado para a empresa e para o seu posicionamento no mercado com a realização do investimento projetado.

  • Como lá chegar?

    Analisar quais os recursos necessários e qual estratégia a adotar com vista à prossecução dos objetivos definidos. De que forma poderemos colmatar os pontos fracos e potenciar os pontos fortes. Como fazer face às ameaças do mercado e aproveitar as suas oportunidades.

    Nas respostas a estas questões certamente encontrarão as bases para a elaboração de um Estudo de Viabilidade coerente que será uma excelente ferramenta de gestão. Como índice para a elaboração do Estudo poderemos sugerir o seguinte:

    1. Sumário Executivo

    1.1. Descrição sumária

    1.2. Objetivos

    1.3. Características

    2.  Estudo de viabilidade para novas empresas

    2.1. Breves considerações

    2.1.1. Ideia

    2.1.2. Empresário

    2.1.3. Oportunidade

    2.2. Apresentação da empresa

    2.2.1. Identificação da empresa

    2.2.2. Identificação dos promotores

    2.2.3. Missão e objetivos

    2.2.4. Referências

    2.3. Análise do meio envolvente

    2.3.1. Análise do contexto macro

    2.3.2. Análise do contexto micro

    2.3.3. Oportunidades e ameaças

    2.4. Análise do negócio

    2.4.1. Objetivos

    2.4.2. Marketing-mix

    2.4.3. Recursos necessários

    2.4.4. Projeções económicas e financeiras

    2.4.5. Análise da rentabilidade

    3.  Estudo de viabilidade para empresas já existentes

    3.1. Breves considerações

    3.2. Estrutura indicativa do estudo

    3.3. Análise interna

    3.3.1. Organização e gestão

    3.3.2. Operacional

    3.3.3. Comercial e marketing

    3.3.4. Recursos humanos

    3.3.5. Pontos fortes e fracos

    3.4. Projeções económicas do projeto versus da empresa