Notícias

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional destacou a articulação entre conhecimento científico e empresas entre as estratégias a implementar no quadro do Portugal 2020.

Na conferência Empresas na Caixa, esta manhã, em Lisboa, Poiares Maduro anunciou também uma mudança no sistema de incentivos para atribuição dos fundos. Para Poiares Maduro, "o capital humano é o recurso mais poderoso em termos de competitividade". Para as PME's, os seis mil milhões de euros de fundos do QREN serão aplicados na "reestruturação", "modernização" e para "promover o empreendedorismo e o investimento em inovação e desenvolvimento".

Um ponto sublinhado pelo ministro foi a transferência de conhecimento científico para o sector empresarial, de forma a potencializar a capacidade de inovação. A atribuição dos próximos fundos europeus no âmbito do quadro Portugal 2020 será "planeada de forma diferente", antevê o ministro Poiares Maduro. Uma das alterações será ao nível do sistema de incentivos através de um reforço da exigência de resultados.

"Não vamos só contratualizar investimentos mas também contratualizar resultados" e, nessa lógica, no domínio da formação profissional, as entidades formadoras estarão sujeitas a responder a exigências de inserção profissional dos seus formandos. Sem esquecer a Administração Pública, o ministro garante que serão feitas mudanças ao nível da coordenação das iniciativas e equipamentos públicos, como o mapeamento dos investimentos. Será também introduzida uma regra para sancionar instituições que não cumprirem prazos, assim como uma simplificação do processo burocrático entre empresas e administração pública.

Fonte: Dinheiro Vivo