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Estudo de Viabilidade

Um Estudo de Viabilidade EconĆ³mica e Financeira Ć© fundamental, quer para projetos relativos Ć  criaĆ§Ć£o de uma nova empresa, quer para projetos na perspetiva de uma empresa jĆ” em atividade e que necessite de avaliar a valia de um eventual projeto de investimento a realizar e qual o seu impacto na empresa.
A implementaĆ§Ć£o de um projeto de investimento, implica uma profunda anĆ”lise de mercado, da empresa, do produto/serviƧo e de um rigoroso plano de negĆ³cios, que suporte a viabilidade do investimento.

Na prƔtica, o promotor deverƔ procurar responder Ơs seguintes questƵes:

Onde estou?

A resposta a tal questĆ£o pressupƵe uma anĆ”lise interna da situaĆ§Ć£o da empresa e do seu posicionamento no mercado, nomeadamente dos seus pontos fortes e pontos fracos, ameaƧas e oportunidades, assim como um claro diagnĆ³stico dos recursos disponĆ­veis.

Quais os objetivos estratƩgicos?

Deve-se definir qual o impacto esperado para a empresa e para o seu posicionamento no mercado com a realizaĆ§Ć£o do investimento projetado.

Como lĆ” chegar?

Analisar quais os recursos necessĆ”rios e qual estratĆ©gia a adotar com vista Ć  prossecuĆ§Ć£o dos objetivos definidos. De que forma poderemos colmatar os pontos fracos e potenciar os pontos fortes. Como fazer face Ć s ameaƧas do mercado e aproveitar as suas oportunidades.

Nas respostas a estas questƵes certamente encontrarĆ£o as bases para a elaboraĆ§Ć£o de um Estudo de Viabilidade coerente que serĆ” uma excelente ferramenta de gestĆ£o.

Como Ć­ndice para a elaboraĆ§Ć£o do Estudo poderemos sugerir o seguinte:

1. SumƔrio Executivo

1.1. DescriĆ§Ć£o sumĆ”ria
1.2. Objetivos
1.3. CaracterĆ­sticas

2.  Estudo de viabilidade para novas empresas
2.1. Breves consideraƧƵes
2.1.1. Ideia
2.1.2. EmpresƔrio
2.1.3. Oportunidade
2.2. ApresentaĆ§Ć£o da empresa
2.2.1. IdentificaĆ§Ć£o da empresa
2.2.2. IdentificaĆ§Ć£o dos promotores
2.2.3. MissĆ£o e objetivos
2.2.4. ReferĆŖncias
2.3. AnƔlise do meio envolvente
2.3.1. AnƔlise do contexto macro
2.3.2. AnƔlise do contexto micro
2.3.3. Oportunidades e ameaƧas
2.4. AnĆ”lise do negĆ³cio
2.4.1. Objetivos
2.4.2. Marketing-mix
2.4.3. Recursos necessƔrios
2.4.4. ProjeƧƵes econĆ³micas e financeiras
2.4.5. AnƔlise da rentabilidade

3.  Estudo de viabilidade para empresas jĆ” existentes
3.1. Breves consideraƧƵes
3.2. Estrutura indicativa do estudo
3.3. AnƔlise interna
3.3.1. OrganizaĆ§Ć£o e gestĆ£o
3.3.2. Operacional
3.3.3. Comercial e marketing
3.3.4. Recursos humanos
3.3.5. Pontos fortes e fracos
3.4. ProjeƧƵes econĆ³micas do projeto versus da empresa


ƚltima revisĆ£o: segunda-feira, 2 de Janeiro de 2012 - Esta informaĆ§Ć£o, nĆ£o dispensa a consulta da legislaĆ§Ć£o em vigor.
 

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